Sensação térmica: especialista explica o que é.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, uma massa de ar frio polar associada a baixa umidade do ar faz com que a sensação térmica fique abaixo dos 0ºC ao amanhecer na capital mineira.

O frio chegou com tudo em Belo Horizonte.  Os termômetros marcaramo 6,7ºC na Estação Cercadinho, na Região Oeste de Belo Horizonte, mas a sensação térmica chegou a -9ºC na manhã desta quarta-feira (18/5). Já na Pampulha, com temperatura de 9.7ºC, a sensação era de 0ºC na região.

O meteorologista do ClimaTempo Ruibran dos Reis explica que a sensação térmica, tanto no calor quanto no frio, tem a ver com a umidade do ar. "Se o ar for seco, a umidade for baixa, o seu corpo perde calor facilmente. Você está com 30ºC, mas com sensação de 25ºC", explica o especialista.

Ruibran explica que a intensidade dos ventos ajudam a fortalecer a sensação de frio. "Se começar a ventar, o vento vai tirando o calor do seu corpo. Então ele abaixa a sensação térmica. A temperatura pode estar 30ºC, se você estiver em um local com umidade baixa e vento, a sensação térmica vai de 5ºC a 8ºC abaixo do que está marcado no termômetro", pontua. 

No calor, a umidade do ar também é o fator principal que define a sensação térmica. Ao contrário das condições em tempo mais frio, quanto mais umidade no ar, mais calor você irá sentir.

"Se o local é muito úmido, o seu corpo não consegue transpirar. Então a sensação térmica vai ser de mais calor. No termômetro está marcando 30ºC, mas você está sentindo 35ºC, aquele calor abafado. Para temperaturas mais altas, é mais interessante que a umidade relativa do ar esteja baixa", destaca o meteorologista. 

Frio intenso para os belo-horizontinos

A intensidade do frio em Belo Horizonte está dividindo opiniões: enquanto alguns amam o clima mais gelado, outros não esperam para ver o calor de volta.

Elizangela Teixeira e Patrícia Lopes, atuaram no plantão na Santa Casa na noite dessa terça para quarta. De acordo com elas, foi a noite mais fria do ano e as duas tiveram que usar agasalhos durante toda a noite. 

Categoria:Geral