Cientistas criam computador capaz de aprender como o cérebro humano

O estudo foi publicado nesta sexta-feira (30) na Nature Communications. O segredo do equipamento está no uso de transistor sináptico, uma espécie de neurônio artificial que imita o funcionamento do cérebro para registrar informações.

Os cientistas demostraram que esses transistores conseguem se basear em memórias para acumular aprendizado. Para demonstrar essa capacidade, um transistor sináptico foi ligado a um circuito neuromórfico. A ideia é que ele acionasse um LED toda vez que recebesse um estímulo de pressão. Para isso, inicialmente os pesquisadores acionavam manualmente a luz e pressionavam o circuito. Depois de cinco ciclos de “treino”, o próprio circuito foi capaz de acionar o LED a partir do estímulo físico.

Isso permitirá a criação de computadores capazes de processarem mais informações ao mesmo tempo, além de se mostrarem menos suscetíveis a falhas, conseguindo se manter operando mesmo com defeitos em componentes que seriam críticos para os equipamentos convencionais. Outro uso futuro para esta tecnologia está na criação de roupas inteligentes, robôs e até aparelhos criados para interagir diretamente com tecidos vivos.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário