O valor das Escrituras para o crescimento pessoal

Como tem sido o seu crescimento ao longo dos anos? Você já parou para pensar em como tem se desenvolvido? Percebe o quanto tem melhorado dia após dia? Não há problema em desejar isso, em buscar ser melhor a cada dia.

Na verdade, podemos dizer que este é o propósito desta vida. Deus espera que venhamos a buscar sermos pessoas melhores, refletindo assim a Sua imagem e semelhança. Ele quer que nos tornemos parecidos com Ele.

Em Mateus 5 e 48, Jesus Cristo nos diz: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial”.

Todavia, a grande questão é: como podemos alcançar o crescimento pessoal? De que forma podemos nos desenvolver de maneira que venhamos a agradar a Deus? Por meio da Sua Palavra.

Ao longo da história, o Senhor dirigiu a formação da Bíblia, que significa “coleção de pequenos livros”. O Cânon Sagrado, ou reconhecimento dos textos divinamente inspirados do Antigo e do Novo Testamentos foi obra do Todo Poderoso.

O apóstolo Paulo escreve: “Toda Escritura é divinamente inspirada” (2 Timóteo 3.16). Portanto, podemos encontrar na Bíblia as instruções necessárias para o nosso crescimento pessoal.

Para o pregador batista Charles Haddon Spurgeon, “a Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus”. Se desejamos saber os conselhos divinos para o nosso desenvolvimento pessoal, então precisamos ler as Escrituras.

Mas são poucas as pessoas que desejam saber a vontade de Deus para suas vidas. A grande maioria prefere viver do seu jeito, o que costuma gerar consequências terríveis e estagnação pessoal.

C.S. Lewis disse: “Existem dois tipos de pessoas: as que dizem a Deus ‘Seja feita a sua vontade’ e aqueles a quem Deus diz ‘Então tudo bem, faça do seu jeito’”.

Se você chegou até aqui em sua leitura, então posso acreditar que esteja no primeiro grupo, que deseja que a vontade do Senhor seja feita. E a vontade d’Ele para você está revelada na Bíblia.

Veja o que diz Romanos 12.2: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Quando você compreender plenamente que a Bíblia traz todas as revelações necessárias para o nosso crescimento, deixará de buscar solução para os problemas em outras fontes, mas passará a buscar no Livro de Deus.

Os resultados produzidos pela Bíblia são indiscutíveis, basta uma olhadela no retrovisor da história, onde civilizações inteiras foram transformadas através dos ensinamentos contidos neste Livro.

Às Escrituras te darão uma visão melhor do que realmente é importante pra uma vida plena. Ler a Palavra de Deus é ter conhecido o Seu plano para nossas vidas, sabendo que Ele tem bons pensamentos a nosso respeito (Jeremias 29.11)


Categoria:Geral