RECEITA DE HOJE : Panetone de chocolate caseiro – Sem lactose

 Panetone de chocolate caseiro - Sem lactose -Eu sempre achei que fazer panetones em casa fosse muito complicado, afinal de contas, muitas receitas e técnicas são tão complexas que nos fazem desistir, mas para esse Natal, eu prometi para mim mesma, que iria me arriscar mais e sair em busca de boas receitas. Foi uma bela surpresa descobrir que posso fazer um bom panetone caseiro. O primeiro teste foi com a receita de Panetone caseiro e agora um desafio ainda maior, preparei um panetone de chocolate caseiro, o famoso chocotone, mas fiz sem lactose.

Eu sempre achei que fazer panetones em casa fosse muito complicado, afinal de contas, muitas receitas e técnicas são tão complexas que nos fazem desistir, mas para esse Natal, eu prometi para mim mesma, que iria me arriscar mais e sair em busca de boas receitas. Foi uma bela surpresa descobrir que posso fazer um bom panetone caseiro. O primeiro teste foi com a receita de Panetone caseiro e agora um desafio ainda maior, preparei um panetone de chocolate caseiro, o famoso chocotone, mas fiz sem lactose.

Os panetones normalmente levam manteiga, que confere maciez e sabor, mas como muitas pessoas são intolerantes à lactose, incluindo as minhas irmãs, eu sempre busco oferecer receitas que possam atender quem tem restrições alimentares, para que possam ter boas experiências, como comer um panetone macio, saboroso e sem lactose.

O resultado desse chocotone sem lactose impressiona, a massa fica muito leve, desfiando que é o que se espera de uma boa massa de panetone. Faça essa receita na sua casa também, pois ele é simplesmente delicioso.

Panetone de chocolate caseiro | Chocotone sem lactose

Panetone de chocolate caseiro - O resultado desse chocotone sem lactose impressiona, a massa fica muito leve, desfiando que é o que se espera de uma boa massa de panetone. Faça essa receita na sua casa também, pois ele é simplesmente delicioso.© Eline Prando Panetone de chocolate caseiro - O resultado desse chocotone sem lactose impressiona, a massa fica muito leve, desfiando que é o que se espera de uma boa massa de panetone. Faça essa receita na sua casa também, pois ele é simplesmente delicioso.
Panetone de chocolate caseiro - Sem lactose
 
Tempo de preparo:
5 horas
Tempo de cozimento:
35 mins
Tempo total:
5 horas 35 mins
 
Essa receita de panetone de chocolate é incrivelmente macia, fácil de fazer e sem lactose. Escolha um chocolate livre de lactose para o preparo dessa receita.
Autor: Eline Prando
Categoria: Pães doces
Rendimento: 2 panetones de chocolate
Ingredientes:
  • Esponja
  • 150 ml de água
  • 6 g de fermento biológico seco
  • 200 g de farinha de trigo
  • Massa
  • 300 g de farinha de trigo
  • 50 ml de água
  • 4 gemas
  • 80 g de banha ou óleo de coco
  • 100 g de açúcar
  • 6 g de sal
  • Raspas de 1 laranja
  • 150 g de chocolate amargo
  • 1 colher (sopa) de extrato/essência de baunilha
  • Óleo de girassol para untar as mãos
  • Duas formas de papel para panetone (15cm)
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela grande coloque os três ingredientes da esponja, misture bem, cubra e deixa descansando em local fechado por uma hora.
  2. Pegue uma tigela pequena, coloque as gemas e a água e bata ligeiramente com um garfo.
  3. Em outra tigela pequena coloque a banha, o açúcar a a baunilha e misture bem.
  4. Assim que a esponja estiver crescida, adicione os ovos e mexa bem usando uma espátula até obter uma mistura cremosa e homogênea.
  5. Acrescente o sal e aos poucos, coloque quase toda a farinha de trigo, reserve aproximadamente ¼ de xícara para finalizar. Usando uma espátula ou colher de pau, vá integrando a farinha à massa, ela vai ficar seca, mas é assim mesmo.
  6. Então adicione a mistura de banha com açúcar e misture, envolvendo a massa com a gordura.
  7. Coloque a massa na tigela da batedeira planetária, usando o batedor em formato de gancho. Bata em velocidade baixa por 15 minutos, durante esse processo, adicione um pouco mais de farinha, mas sem exagero, a massa precisa fica um pouco grudenta mesmo. Eu usei praticamente toda a farinha.
  8. Quando a massa estiver elástica, retire da batedeira, adicione as raspas, o chocolate e misture com uma espátula para integrar.
  9. Unte delicadamente uma tigela com óleo, transfira a massa para essa tigela, cubra e leve para crescer por 2h em local fechado.
  10. Assim que a massa estiver crescida, unte a bancada e as mãos com óleo, coloque a massa na bancada, divida em duas partes.
  11. Boleie rapidamente a massa girando sobre a bancada, coloque a massa dentro das formas, cubra com um plástico e leve para crescer por 1h30.
  12. Quando os panetones estiverem crescendo a uma hora, é o momento de ligar o forno, pois ele deve ser aquecido a 180°C por 30 minutos.
  13. Assim que o panetone de chocolate estiver crescido, coloque as duas formas de papel sobre uma forma, usando uma faca ou navalha afiada, faça dois cortes em formato de cruz e leve ao forno por 30 a 35 minutos.
  14. Assim que os panetones saírem do forno, usaremos uma técnica para evitar que a massa perca volume. Pegue 4 espetinhos de churrasco grandes, espete um palito de cada lado na parte de baixo do panetone. Vire-o de ponta-cabeça e apoie usando a extremidade dos palitos para dar sustentação, você pode fazer isso usando duas pilhas de livros ou 2 panelas altas.
  15. Deixe-os nessa posição até que estejam completamente frios.
 
© Fornecido por Mel e PimentaPanetone de chocolate caseiro - Sem lactose© Fornecido por Mel e Pimenta Panetone de chocolate caseiro - Sem lactosePanetone de chocolate caseiro - Sem lactose© Fornecido por Mel e Pimenta Panetone de chocolate caseiro - Sem lactose

Posso fazer o panetone de chocolate com outra gordura?

Pode sim! Você pode preparar com a mesma quantidade de óleo de coco ou manteiga, se você não tiver problemas com lactose.

© Fornecido por Mel e Pimenta© Fornecido por Mel e PimentaPanetone de chocolate caseiro - Sem lactose© Fornecido por Mel e Pimenta Panetone de chocolate caseiro - Sem lactose

O chocolate

Se possível, use chocolate em gotas, pois elas ficam mais inteiras e facilita na hora de integrar o chocolate à massa. Como eu só tinha 100 g de chocolate em barra, fiz com ele cortado em pedacinhos, mas sugiro que você use a quantidade da receita, pois ele vai ficar ainda mais recheado dessa delícia que é o chocolate.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário


guilherme gomes - 17/08/2018 21h44
obrigado pela receita radio viva fm es espero que tenha mais receitas boas eu não só muito de escreve então e isso tchau.